Blatter sugere que Gil Vicente siga exemplo da Juventus
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, sugeriu hoje ao Gil Vicente que siga o exemplo da Juventus de Turim, relegada à segunda divisão italiana de futebol, e jogue os encontros que lhe foram agendados.
Em declarações proferidas durante uma conferência de imprensa na sede da FIFA, em Zurique, Suíça, Blatter, citado pela agência France Press, sublinhou que deve ser a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a regular o caso e não uma instância internacional.
"Para nós, a situação voltou a ser nacional e deve ser a FPF a intervir", disse.
No comunicado emitido após a conferência de imprensa, a FIFA é lacónica em relação à situação, limitando-se a dizer foram "entregues relatórios sobre a situação nas associações da Indonésia, Polónia, Portugal e Nigéria".
"A FIFA e as confederações (continentais) em causa vão continuar a monitorizar os desenvolvimentos nesses países", acrescenta.
A FIFA decidiu quarta-feira recuar na ameaça de accionar o seu Comité de Emergência para que procedesse à suspensão das equipas portuguesas (clubes e selecções) das competições internacionais devido ao "caso Mateus".
O caso teve origem em Janeiro na decisão do Gil Vicente de recorrer para os tribunais judiciais para tentar a inscrição do avançado internacional angolano Mateus, que não podia voltar a ter o estatuto de profissional na época de 2005/06, depois de ter sido inscrito como amador pelo Lixa, da II Divisão. Os sucessivos recursos do Gil Vicente para os tribunais comuns levaram o Conselho de Justiça da FPF a despromover o clube minhoto para a Liga de Honra e a recolocar o Belenenses na Liga principal, provocando ainda a intervenção da FIFA devido ao facto de ter sido suspenso um jogo da primeira jornada de cada campeonato.
<< Home