quinta-feira, setembro 07, 2006

Liga confirmou ontem a marcação do Belenenses-Setúbal para domingo

A Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidiu ontem marcar o jogo Belenenses-Setúbal para a 2.ª jornada da I Liga, no próximo domingo, dando assim seguimento à resolução fundamentada da Federação Portuguesa de Futebol entregue ontem no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa, a evocar o interesse público para a normalização dos campeonatos. A Liga confirmou assim, portanto, que é o Belenenses quem vai jogar, na época 2006/2007, no escalão principal do futebol nacional - na Liga de Honra foi marcado o Gil Vicente-Feirense.
Num extenso comunicado fundamentado em 16 pontos, a Liga de Clubes esclarece que, apesar de já ter assumido a presença do clube do Restelo na I Divisão e a consequente despromoção da equipa de Barcelos ao escalão inferior, encontrava-se impossibilitada de dar provimento à sua decisão, idêntica à do Conselho de Justiça (CJ) da FPF. E justifica essa mesma impossibilidade com o facto de o Gil Vicente ter intentado, junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa (TAF), uma providência cautelar em que solicitara a suspensão do acto decisório.
Entretanto, a FPF entregou ontem, no TAF de Lisboa, a resolução fundamentada em que invoca o interesse público para desbloquear as competições profissionais. A Comissão Executiva da Liga, que sublinha, uma vez mais, que "continuará a cumprir todas as decisões dos órgãos jurisdicionais da Liga e da FPF", bem como todas "as decisões dos tribunais comuns", argumentando que não podia invocar também o intresse público - "competência exclusiva da FPF".