sexta-feira, setembro 22, 2006

Câmaras ocultas da BBC abalam o futebol inglês

O futebol inglês está em estado de choque. Uma reportagem da BBC emitida terça-feira à noite, intitulada Undercover: Football's Dirty Secrets, revela que 18 treinadores recebem ou já receberam pagamentos ilegais para transferir jogadores. A investigação da televisão pública foi realizada por repórteres infiltrados com câmaras ocultas, que se fazem passar por representantes de uma nova agência de intermediários. Mostra os meandros das transferências de futebolistas e aponta vários casos de corrupção. A Federação Inglesa (FA) abriu um inquérito.
O principal visado é o técnico do Bolton, que é citado por dois empresários (Tony Yerima e Peter Harrison) como tendo metido ao bolso pagamentos ilegais para facilitar determinadas transferências. Sam Allardyce, de 51 anos, é um técnico conceituado no Reino Unido e chegou a ser considerado para suceder a Sven Goran Eriksson no comando da selecção inglesa. Orienta o Bolton desde 1999 e conseguiu colocar o clube na Premier League em 2001.
O empresário Peter Harrison é captado por um repórter infiltrado dizendo que, para fazer transferências de jogadores do Bolton, tinha subornado Sam Allardyce prometendo a entrega de 'luvas' ao filho, o também empresário Craig Allardyce. Outro intermediário, Teni Yerima, diz que também tinha subornado Sam Allardyce. O técnico refutou as acusações e negou qualquer envolvimento nas transferências do filho, que alegadamente terá recebido pagamentos ilegais por transferências facilitadas pelo pai.
Numa investigação explosiva, o empresário Charles Collymore diz que "há vários treinadores que aceitam luvas há muito tempo. Diria à vontade que existem entre seis a oito técnicos que podem ser abordados sem qualquer problema".
Perante isto, o secretário de Estado do Desporto, Richard Caborn, já disse que "estas alegações colocam em causa a integridade do futebol e têm de ser investigadas", numa posição apoiada pela associação de clubes da primeira liga inglesa.
Outra irregularidade apontada na investigação da BBC tem a ver com aproximações ilegais de alguns clubes a atletas com contrato. Harry Redknapp, técnico do Portsmouth (onde alinham Pedro Mendes e Manuel Fernandes), é filmado a discutir a hipótese de contratar o passe do capitão do Blackburn Andy Todd. Também o director das camadas jovens do Chelsea, Frank Arnesen, é apanhado numa abordagem ilegal à jovem estrela do Middlesbrough, Nathan Porritt, de apenas 15 anos.
A reportagem foi iniciada há oito meses, depois de o treinador Mike Newell, que orienta o Lutton, da segunda divisão, ter revelado que tinha sido aliciado duas vezes para facilitar transferências. Palavras que levaram a FA a nomear, em Março, o inspector John Stevens para apurar infracções nas transferências de jogadores. Todos os empresários e dirigentes captados no trabalho da BBC desmentiram as alegações de irregularidades.