terça-feira, setembro 26, 2006

Gil Vicente: Declarações do antigo presidente João Magalhães motivaram demissão de Fiuza

António Fiúza colocou hoje o lugar de presidente da direcção do Gil Vicente à disposição no seguimento das declarações do antigo líder do clube, João Magalhães, que o instou a demitir-se, disse o próprio à agência “Lusa”.
Na entrevista hoje publicada num jornal desportivo, João Magalhães presidente do clube entre Outubro de 1998 e Fevereiro de 2003, critica a presidência de Fiúza e os mais recentes desenvolvimentos na vida interna do clube, nomeadamente a estratégia seguida no âmbito do “Caso Mateus”. João Magalhães defende que o clube já devia estar a jogar na Liga de Honra e que "não devia ter faltado a qualquer jogo por mais razão que tivesse", sublinhando que o “Caso Mateus” foi mal conduzido.
O antigo dirigente critica ainda o que aconteceu na última Assembleia Geral - os sócios legitimaram as decisões da actual direcção - acusando Fiúza de ter "montado um cenário que inviabilizasse o aparecimento de vozes discordantes" . Preocupado com a situação, João Magalhães confidenciou já ter contactado o presidente da Assembleia Geral, João Trigueiros, para "marcar nova assembleia e pôr cobro ao que se está a passar". Em declarações à “Lusa”, António Fiúza explicou que tomou a decisão após ter lido as declarações do antigo presidente do clube. "A minha postura e da direcção é a de que estamos a fazer tudo para defender o bom nome do Gil Vicente. Se João Magalhães entende o contrário, então é melhor colocar o meu lugar à disposição", afirmou. Segundo António Fiúza, o presidente da Assembleia Geral do clube deverá apresentar agora "uma alternativa" para o lugar de presidente do Gil Vicente.
A semana prevê-se particularmente "agitada" para o Gil Vicente, que ainda aguarda uma decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa relativamente a uma providência cautelar que apresentou contra a sua despromoção à Liga de Honra no âmbito do “Caso Mateus”. O Gil Vicente já acumulou três faltas de comparência consecutivas em jogos da Liga de Honra, e no próximo fim-de-semana poderá vir a acumular a quarta, caso falte ao encontro com o Rio Ave, que ditará a exclusão das competições profissionais por um período de um a cinco anos.